quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vestibular

UFPR realiza primeiro vestibular para graduação em linguagem de surdos
Curso de Licenciatura e Bacharelado em Libras oferecem 30 vagas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai realizar o primeiro vestibular do estado do Paraná para os cursos de Graduação em Letras com especialização nas áreas de Licenciatura e Bacharelado em Libras (linguagem com sinais para surdos e mudos), na modalidade a distância, neste domingo (01).
De acordo com a coordenadora do curso, professora Laura Ceretta Moreira, “o Paraná é um dos estados com maior número de surdos do país, e por ser a primeira vez que os surdos têm uma oportunidade como esta, o estado cumpre uma função social relevante e inédita”.
A professora explica que há uma diferença entre os públicos que os cursos querem atingir. “A graduação de Licenciatura em Libras é destinada para surdos, enquanto o Bacharelado é voltado para ouvintes e intérpretes.” Porém, é importante ressaltar que ambos os cursos têm a intenção de formar professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa.
A expectativa dos organizadores é que a Libras seja reconhecida e divulgada na sociedade, ampliando as possibilidades de interação das pessoas surdas que a utilizam como meio principal de comunicação, além da língua portuguesa. Segundo a professora, “o curso é importante porque a libras é a primeira língua do surdo, e que uma formação deste tipo ainda não existe no mercado.”
A prova do vestibular vai contar com candidatos de vários estados do Brasil, e estes vão ter o auxílio de um telão projetando imagens e a ajuda de 17 intérpretes sinalizando a linguagem libras para a execução do teste.
Vestibular
No Paraná, são 133 candidatos concorrendo a 30 vagas no Curso de Licenciatura e 134 candidatos concorrendo a 30 vagas de Bacharelado, o que corresponde a um índice de 4.47 candidatos por vaga. O curso tem duração de quatro anos e funcionará nas dependências do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais da Pró-Reitoria de Graduação (Napne/Prograd) da UFPR, sob a coordenação das Professoras Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes. As aulas acontecerão na modalidade de educação a distância, com encontros presenciais uma vez por mês, aos sábados e domingos.
O curso de Letras – Libras, que até o ano passado funcionava apenas em nove estados, em 2009, passará a ser ofertado em mais oito universidades federais, por meio de convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição que coordena o programa de formação. O termo de convênio com a UFPR foi firmado recentemente, e por meio deste, a universidade paranaense se transforma em um dos pólos do curso que contará com currículo, certificação e professores da UFSC.
Serviço
1.º Vestibular da UFPR para os cursos de Graduação em Letras – Licenciatura em Libras e de Graduação em Letras – Bacharelado em Libras, na modalidade a distância
Data: Domingo (01/06) Horário: 14 h Local: Ed. D. Pedro I, General Carneiro, 460, complexo da Reitoria

Nenhum comentário: